Linha de Ajuda em Segurança Digital da Access Now e notificações de ameaças da Apple

Digital Security Helpline and Apple threat notifications

Linha de Ajuda em Segurança Digital da Access Now e notificações de ameaças da Apple

Esta página é dedicada a fornecer orientação para pessoas com dúvidas em relação ao alerta da Apple informando seus clientes sobre possíveis ataques com objetivo de comprometer seus dispositivos, incluso o possível uso de spyware.

Esta página é mantida pela Access Now e não está afiliada à Apple.

1. O QUE É A LINHA DE AJUDA EM SEGURANÇA DIGITAL DA ACCESS NOW?

Nossa Linha de Ajuda em Segurança Digital é uma equipe dedicada que fornece assistência técnica direta e suporte a grupos da sociedade civil e defensores dos direitos humanos em escala global. Isto inclui a análise forense de conteúdo malicioso (malware) direcionado à sociedade civil e a investigação de abusos das tecnologias de vigilância ao redor do mundo.

2. O QUE SÃO AS NOTIFICAÇÕES DE AMEAÇAS DA APPLE?

De acordo com a Apple, as notificações de ameaças têm como objetivo informar e auxiliar pessoas que utilizam dispositivos que possam ter sido alvo de spyware por parte de goverrnos ou invasores patrocinados pelo(s) estado(s). A Apple envia estas notificações através de mensagens por e-mail e iMessage para todos os dispositivos, endereços de email e números de telefone associados ao ID Apple de uma pessoa. A notificação também é exibida na parte superior da página ao acessar o site appleid.apple.com.

As notificações da Apple não denotam qual forma de ataque ou tecnologia a empresa detectou, o que exige uma análise adicional. No entanto, mesmo em situações em que seja possível identificar a ferramenta de espionagem (spyware) específico usado (por exemplo, o Pegasus do NSO Group), pode ser difícil atribuir a infecção a um operador governamental específico, pois os fabricantes de spyware o projetam de forma a ocultar propositalmente a origem da tecnologia e impossibilitar sua atribuição.

3. QUAL É A FUNÇÃO DA ACCESS NOW COM RELAÇÃO ÀS NOTIFICAÇÕES DE AMEAÇAS DA APPLE?

A Access Now não desempenha nenhuma função prévia na identificação ou no envio das notificações de ameaças da Apple. Embora a Apple indique nossa Linha de Ajuda como um recurso para garantir que membros da sociedade civil vulneráveis possam contar com apoio, a Access Now não possiu informações adicionais sobre as notificações da Apple, que são enviadas exclusivamente pela Equipe de Engenharia e Arquitetura de Segurança da Apple.

4. O QUE FAZER SE VOCÊ RECEBEU UMA NOTIFICAÇÃO DE AMEAÇA DA APPLE?

Caso tenha recebido uma notificação de ameaça da Apple, recomendamos que você tome as seguintes medidas de segurança:

1. Verifique se o sistema operacional do seu dispositivo está atualizado. Você pode encontrar instruções aqui.
2.Siga as diretrizes fornecidas pela Apple, inclusive as instruções para configurar o Modo de Bloqueio, que você pode consultar aqui.
3. Não apague seu dispositivo pois isto não garante a proteção contra novas infecções. Em vez disso, faça um backup do dispositivo afetado para preservar possíveis evidências de que o telefone está sendo alvo. Você pode encontrar instruções aqui.

5. A QUEM A LINHA DE AJUDA EM SEGURANÇA DIGITAL PODE DAR SUPORTE?

O foco de nossa Linha de Ajuda é apoiar pessoas e comunidades em risco. Como tal, ela só pode ajudar membros da sociedade civil, o que inclui jornalistas independentes, blogueiros, ativistas e defensores dos direitos humanos.

Você pode verificar nossa elegibilidade e considerações adicionais sobre nosso suporte consultando os Termos de Serviço da Linha de Ajuda. Se você não faz parte da sociedade civil, infelizmente não temos a capacidade de apoiar-te. Recomendamos que você analise e siga as orientações da Apple ou entre em contato com outros especialistas.

6. O QUE A LINHA DE AJUDA EM SEGURANÇA DIGITAL PODE FAZER POR VOCÊ?

Entendemos que o recebimento das notificações de ameaça da Apple podem despertar seu senso de urgência. Esteja ciente de que as notificações geralmente estão relacionadas a tentativas de acesso ao seu dispositivo alguns meses antes da notificação. Para entender melhor o que realmente aconteceu com seu dispositivo, é necessária uma investigação forense.

Você pode entrar em contato conosco pelo e-mail h[email protected]

Lembre-se de que o processo de verificação de novos beneficiários e a análise em si podem levar algum tempo.